quinta-feira, 29 de abril de 2010

Idosos também podem usufruir das novas tecnologias


É indispensável que a terceira idade se adapte a esses meios.

Vivemos um período marcado por grandes avanços tecnológicos em várias áreas do conhecimento humano, que estão repercutindo na qualidade de vida e na longevidade das pessoas. Isso significa que está ocorrendo não só em países de 1º mundo , mas também em países em desenvolvimento, como é o nosso caso.

Os idosos são pessoas ativas, não podendo ser excluídos dos beneficio trazidos pelo acesso aos recursos de tecnologia da informação e comunicação, representados pela internet e todas as suas ferramentas.

Atualmente os idosos representam aproximadamente 8,6% da população brasileira, ou seja, 15 milhões de pessoas.E o crescimento dessa faixa etária exige preocupações com a inclusão social, pois o BRASIL ESTÁ SE TORNANDO UM PAÍS DE IDOSOS.

Mas será que estamos conscientes do que isto significa?

Isso significa que precisamos mudar urgentemente, e a primeira grande mudança é a imagem que a nossa sociedade têm de pessoas idosas. Quando o individuo envelhece em nosso país, torna-se automaticamente INCAPAZ na visão de muitas pessoas.E se fomos parar para analisar essa situação, descobriremos que o Brasil está envelhecendo, a população idosas começara a participar cada vez mais da nossa economia. Um estudo feito recentemente, mostrou que 62,4% dos idosos são os responsáveis pelo sustento dos lares brasileiros. Esses dados mostram que os idosos têm grande participação na economia, são independentes e significam mais: pessoas dependem deles.

O APRENDIZADO NO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS

A sociedade da informação tem imposto um novo conceito de alfabetização. Durante os séculos XIX e XX, uma pessoa alfabetizada era aquela que sabia ler e escrever. Hoje, esse conhecimento é insuficiente para que a pessoa possa ter acesso à veiculação da informação, pois há necessidade de saber outras linguagens como a audiovisual. A tecnologia digital tem nos dado uma grande suporte na vida cotidiana, não somente oferece todo tipo de informação e formação, mas também servindo para a comunicação diária com outras pessoas. Assim, é importante que as pessoas da terceira idade tenham acesso à escola, em especial a cursos que orientem a utilização dos recursos da rede de computadores, pois muitos deles não tiveram a oportunidade de aprendizado dos recursos tecnológicos porque estavam envolvidos com a manutenção do emprego e com a subsistência pessoal e de sua familia.

O idoso é capaz de aprender, como também a se adaptar às novas tecnologias.

Deve-se apenas respeitar o ritmo individual do idoso.

Nunca é tarde para aprender!

Nenhum comentário:

Postar um comentário